Coxinha, cachorro quente, refrigerante e brigadeiro. Este é o cardápio que vêm à mente quando pensamos em festas infantis. Verdade seja dita, tudo isso é muito saboroso, mas pouco saudável. E, em um país onde uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), é preciso escolher alternativas saudáveis, mesmo em dias especiais.
Existe sim uma maneira gostosa e divertida de fazer isso: com os ingredientes certos e alguma criatividade, é possível organizar uma festa que alie saúde e diversão. “Fazer uma festa saudável não é abolir o brigadeiro e o bolo, mas tentar promover hábitos saudáveis”, explica a empresária carioca Daniella Ribeiro, que, diante da dificuldade em encontrar bufês que oferecessem um cardápio saudável, abriu sua própria empresa.
“Quando comecei os preparativos para a primeira festinha da minha filha, encontrei muita dificuldade em fazer algo diferente, que estivesse dentro do modelo de educação que eu acredito. No segundo e no terceiro ano, preparei tudo com comidinhas caseiras e frescas, em casa mesmo. Por fim, quando ela completou 4 anos, criei a Maria Quituteira, empresa que nasceu nas mãos de uma mãe desesperada com a falta de opção das festas infantis”, conta.
A história de Daniella mostra que é preciso ser persistente e, literalmente, colocar a mão na massa. Em seu artigo “Festa de aniversário infantil saudável”, o especialista em alimentação e gastronomia para a saúde, Alexandre Pimentel, conta o que incluiu no cardápio natural do aniversário da filha de 5 anos: “Salada de frutas, doces, bolo de chocolate com frutas, canapés de maioneses vegetais, cachorro quente vegetariano [com salsicha de soja] e, para beber, suco de uva e de maracujá naturais. Uma festinha simples, mas com conteúdo gastronômico sofisticado, que agradou, divertiu e nutriu paralelamente”, garante.
Daniella também dá dicas de comidinhas saudáveis que são servidas no seu bufê, mas que podem ser adaptadas e feitas em casa “Servimos sucos naturais feitos na hora com frutas orgânicas, pães coloridos feitos de cores naturais extraídas do espinafre, da beterraba e da cenoura; hambúrguer feito com carne moída na hora, com cenoura e quinua na massa”.
Segundo ela, alguns pais precisam de muito jogo de cintura para driblar a tradição, pois as famílias apresentam resistência na hora de preparar uma festa light. “Mas isso está mudando, tenho feito muita festa saudável”.
Confira a dica de um cardápio saudável para uma festa infantil.
Lanches
- Cachorro quente com salsicha de peito de peru
- Hambúrguer produzido com carne fresca moída artesanalmente
- Sanduíche de ricota com cenoura e peito de peru
- Wrap de frango e de queijo com doce de leite
- Bruschetta de tomate italiano ou de antepasto de berinjela
- Espetinhos caprese (muçarela de búfala, tomatinho e manjericão) ou de queijo, peito de peru e fruta
- Mini pizza de pão sírio com queijo e tomate
- Quiche de queijo e cebola
- Espiguinha de milho verde no palito
- Broinha com carne desfiada
- Pipoca salgada
- Espetinho de frutas
- Gelatina feita com suco natural
- Biscoito de maisena recheado com brigadeiro ou doce de leite
- Bolo de cenoura
NUTRI CAROL
CRN 3 – 12245
